terça-feira, 14 de setembro de 2010
A IMBUIA
Conhecendo a Imbuia
A espécie arbórea em destaque este mês chama-se Ocotea porosa, conhecida popularmente como imbuia. Espécie típica da Floresta com Araucária e árvore-símbolo do Estado de Santa Catarina, a imbuia pode ser encontrada naturalmente nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
É uma árvore semidecídua com 10 a 20m de altura, podendo atingir até 30m na idade adulta. Seu tronco é tortuoso e irregular com excrescências globosas chamadas de “papos-da-imbuia” e suas folhas são oblongo-lanceoladas com até 10cm de comprimento. A imbuia apresenta floração de agosto a dezembro e frutificação de novembro a maio, conforme a região de ocorrência. Seus frutos são dispersos principalmente por aves e mamíferos.
É uma espécie secundária tardia ou clímax tolerante à sombra, podendo se comportar como espécie pioneira, se infiltrando em florestas mais abertas e capoeirões. Possivelmente, a imbuia é a espécie mais longeva da Floresta com Araucária, podendo ultrapassar os 500 anos de idade. Em Santa Catarina, encontrou-se um exemplar de mais de 2.700 anos.
A árvore exige sombreamento de baixa a média intensidade na fase juvenil e intermediária. É tolerante à baixas temperaturas, mas sofre com temperaturas negativas nos primeiros dois anos de implantação, a céu aberto.
Bastante ornamental, pode ser usada com sucesso no paisagismo em geral. Seus frutos são avidamente procurados por várias espécies de pássaros, sendo presença obrigatória nos plantios mistos de áreas de preservação permanente, em locais sem inundação.
De acordo com a Lista vermelha de plantas ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná (1995), a imbuia é considerada uma árvore rara. Isto se deve principalmente ao fato da sua madeira ter qualidades estéticas universalmente apreciadas, podendo ser utilizada para a confecção de mobiliário de luxo, peças torneadas, instrumentos musicais entre outros (Carvalho, 2003).
Fontes:
Carvalho, Paulo Ernani Ramalho. Espécies Arbóreas Brasileiras. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Colombo, PR: Embrapa Florestas, vol. 01, 2003.
Lorenzi, Harri. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 3. ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, vol. 01, 2000.
Fotos: http://www.plantarum.com.br/imbuia.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário